terça-feira, abril 23, 2013

Agradecimentos

Olá queridos colegas de estudo!
Quero deixar aqui o meu muito obrigado por cada um que colabora enviando material e comentando aqui no blog.
É muito recompensador ver o carinho manifestado por e-mail e nos comentários, peço desculpas por não conseguir responder a todos, tenham calma que eu estou tentando aos pouquinhos responder.
Abraços e boa noite a todos!.

Colaboração para formatar Estágio


Esta é a estrutura da ABNT para trabalhos acadêmicos normalmente solicitada pelas instituições de ensino

Estes são os espaçamentos e margens padrões ABNT

 FORMATO - Este é outro aspecto fundamental, e que deve ser seguido ao longo de todo o trabalho

Formato
Оs textos devem ser digitados оu dаtilоgrаfаdоs em cor pretа, pоdendо utilizar оutrаs cоres sоmente pаrа аs ilustrações. Se impressо, utilizar papel branco оu reciclаdо, nо formato A4 (21 cm x 29,7 cm). Оs elementos pré-textuаis devem iniciаr nо аnversо dа folha, cоm exceçãо dоs dados internаciоnаis de cаtаlоgаçãо-nа-publicаçãо (Ficha catalográfica) que devem vir nо versо dа folha de rosto. Recоmendа-se que оs elementos textuais e pós-textuais sejаm digitados оu dаtilоgrаfаdоs nо аnversо e versо dаs folhas.
О projeto gráficо é de responsabilidade dо autor dо trabalho. Recоmendа-se, quаndо digitado, а fonte tаmаnhо 12 pаrа tоdо о trabalho, inclusive capa, excetuаndо se citações cоm mаis de três linhas, notas de rodapé, pаginаçãо, dаdоs internаciоnаis de cаtаlоgаçãо-nа-publicаçãо (Ficha catalográfica), legendаs e fontes dаs ilustrações e dаs tabelas, que devem ser em tamanho menоr e unifоrme. Nо cаsо de citações de mаis de três linhаs, deve-se observar tаmbém um recuo de 4 cm dа margem esquerdа.
Margem
Аs margens devem ser: pаrа о аnversо, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; pаrа о verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.


Espacejamento

Tоdо о texto deve ser digitado оu dаtilоgrаfаdо cоm espaço 1,5, excetuаndо-se аs citações de mаis de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas dаs ilustrações e dаs tabelas, fichа cаtаlоgráficа, nаturezа dо trabalho, objetivo, nоme dа instituição а que é submetidа e área de cоncentrаçãо, que devem ser digitados em espaço simples. Аs referências, ао finаl dо trabalho, devem ser sepаrаdаs entre si pоr um espaço simples em brаncо. Оs títulos dаs seções devem cоmeçаr nа pаrte superiоr da folha e ser sepаrаdоs do texto que оs sucede pоr dois espaços 1,5, entrelinhas. Dа mesmа fоrmа, оs títulos dаs subseções devem ser separados dо texto que оs precede e que оs sucede pоr dois espaços 1,5.
Nа folha de rosto e nа folha de aprovação, а nаturezа dо trabalho, о objetivo, о nome dа instituição а que é submetido e а área de cоncentrаçãо devem ser аlinhаdоs dо meiо dа folha pаrа а margem direita.

Estas são as regras da ABNT 2012 mais utilizadas na formatação da ABNT. O ideal é sempre consultar o site da instituição e confrontar com as regras da ABNT 2012 padrão. A útima palavra é sempre do ORIENTADOR.



 *********************************************************************************
No computador

           Para configurar todas as páginas:



          1) vá em Editar/Selecionar tudo

          2) entre em Arquivo/Configurar página/Margens, alterando como segue:

               superior: 3     inferior: 2     esquerda: 3     direita: 2     medianiz: 0

               cabeçalho: 1,25     rodapé: 1,25     aplicar: no documento inteiro
                margens espelho

          3) em Tamanho do papel alterar para:  A4    retrato     aplicar: no documento inteiro

          4) em Layout alterar para:    início de seção: contínua
               alinhamento vertical: superior     aplicar: no documento inteiro


            *Quanto ao alinhamento da margem no lado direito da folha, não é de caráter obrigatório, conforme aparece no último parágrafo do modelo (em cinza).

            * Para acertar o alinhamento não se pode utilizar nenhum tipo de tapa-margem (alinhamento forçado do tipo barra,travessão, etc).

            * Pode-se usar o alinhamento feito pelo próprio computador (expansão automática da linha), desde que o resultado obtido seja  visualmente aceitável.

Para configurar o Título

          1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do título

          2) entre em Formatar/Estilo

          3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário

          4) selecione: Novo

          5) no campo escrito Nome, escreva: TÍTULO ABNT

          6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal

          7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo

          8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: Normal

          9) selecione: Formatar/Fonte:   Arial      negrito     14      Caixa Alta    OK
          Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: centralizado

recuo esquerdo: 0     recuo direito: 0     especial: nenhum     espaçamento antes: 168     espaçamento depois: 60     entre linhas: exatamente em 20 pt     quebra de linha e de página:  quebrar página antes

                não hifenizar

                controle de linhas órfãs/viúvas

          10) OK

                  Adicionar ao modelo      Atualizar automaticamente

          11) OK

          12) Aplicar



              * O título na página que não recebe numeração (Sumário, Resumo, Introdução, Capítulo, Conclusão, Referências) deve estar a 8 cm da borda superior da página, com alinhamento centralizado.

                   Esses títulos devem estar separados do ponto onde começa o texto por três espaços duplos.

              * Se a página for configurada com 3 centímetros na parte superior, então o ítem espaçamento antes deve estar marcado com o valor 144.

              * O título que for numerado, também deve estar a 8 cm da borda superior, embora deva ficar alinhado à esquerda. A separação do numeral quanto ao título deve ser de apenas um espaço (conforme aparece demonstrado no exemplo acima - em cinza). Esses títulos devem estar separados do ponto onde começa o texto por uma linha em branco.

              * O tamanho da fonte utilizada no título deve ser o mesmo tamanho da fonte utilizada no corpo do texto.

Para configurar o Subtítulo:

          1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do título

          2) entre em Formatar/Estilo

          3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário

          4) selecione: Novo

          5) no campo escrito Nome, escreva: SUBTÍTULO ABNT

          6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal

          7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo

          8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: TEXTO ABNT

          9) selecione: Formatar/Fonte:   Arial      negrito     12      OK
          Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: esquerdo

recuo esquerdo: 0     recuo direito: 0     especial: nenhum     espaçamento antes: 12     espaçamento depois: 12     entre linhas: exatamente em 12 pt     quebra de linha e de página: controle de linhas órfãs/viúvas


        10) OK

               Adicionar ao modelo      Atualizar automaticamente

        11) OK

        12) Aplicar

Para configurar o parágrafo:

          1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do parágrafo

          2) entre em Formatar/Estilo

          3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário

          4) selecione: Novo

          5) no campo escrito Nome, escreva: TEXTO ABNT

          6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal

          7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo

          8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: TEXTO ABNT

          9) selecione: Formatar/Fonte: Arial    12     OK
          Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: justificado

recuo esquerdo: 0   recuo direito: 0   especial: 1ª linha, por 0,7   espaçamento antes: 6     espaçamento depois: 6     entre linhas: 2,0


        10) OK

                Adicionar ao modelo      Atualizar automaticamente

        11) OK

        12) Aplicar


            * O espaço padrão entre as linhas do texto deve ser duplo, enquanto que a separação dos parágrafos deve ser correspondente a uma linha em branco.

Para configurar a citação:

          1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do parágrafo

          2) entre em Formatar/Estilo

          3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário

          4) selecione: Novo

          5) no campo escrito Nome, escreva: CITAÇÃO ABNT

          6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal

          7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo

          8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: Normal

          9) selecione: Formatar/Fonte: Arial     10     OK
          Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: justificado

recuo esquerdo: 4 cm     recuo direito: 0     especial: nenhum     espaçamento antes: 12    espaçamento depois: 12     entre linhas: simples

        10) OK

                Adicionar ao modelo      Atualizar automaticamente

        11) OK

        12) Aplicar


             * A indicação acima é para ser utilizada na formatação da citação direta longa - aquela com tamanho maior do que três linhas.

Para configurar referências bibliográficas:

          1) coloque o cursor na frente da primeira palavra da primeira bibliografia

          2) entre em Formatar/Estilo

          3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário

          4) selecione: Novo

          5) no campo escrito Nome, escreva: REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA  ABNT

          6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal

          7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo

          8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ABNT

          9) selecione: Formatar/Fonte: Arial     12     OK
          Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: esquerdo

recuo esquerdo: 0     recuo direito: 0     especial: nenhum     espaçamento antes: 12  espaçamento depois: 12     entre linhas: simples                   


        10) OK

               Adicionar ao modelo      Atualizar automaticamente

       11) OK

       12) Aplicar

Para adicionar a linha pontilhada ao sumário:

          1) colocar o cursor no final da última letra da última palavra da linha

          2) entrar em Formatar/Tabulação

          3) no campo escrito Marca de Tabulação, escreva: 14,5

          4) no campo escrito Tabulação Padrão, selecione: 1,25

          5) no campo escrito Alinhamento, selecione: Direito

          6) no campo escrito Preenchimento, selecione: 2 (se quiser os pontos mais grossos, selecione: 3)

          7) Ok

          8) deixar o cursor após a última letra da última palavra em cada linha do sumário e apertar a tecla TAB

          9) numerar de acordo com os números das páginas respectivas


           MONOGRAFIA é o documento composto de uma parte ou de um número de partes preestabelecido que se complementam (NBR 6023:2000).


          PROJETO DE PESQUISA é o tipo de documento que apresenta um plano prévio ao desenvolvimento do trabalho até seu final. Não possui capítulos, sendo composto de folha de rosto, sumário e do projeto propriamente dito, com numeração seqüencial única.


          TESE é o documento resultante de um trabalho de cunho experimental ou a exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado, devendo ser confeccionado a partir de investigação original, sob a coordenação de um Orientador (um Doutor), buscando a titulação de Doutor ou similar (NBR 14724:2001).


          DISSERTAÇÃO é o documento que contém o resultado de um trabalho experimental ou de uma exposição de estudo científico de tema único e bem delimitado na sua extensão, visando a reunião, a análise e a pertinente interpretação de informações. Deve evidenciar o conhecimento do aluno a respeito da literatura existente sobre o tema e sua capacidade de sistematização. É feita sob a coordenação de um orientador (um Doutor), buscando a titulação de Mestre (NBR 14724:2001).


          TRABALHO ACADÊMICO (Trabalho de Conclusão de Curso, Trabalho de Graduação Interdisciplinar, etc) é o documento representativo do resultado de um estudo, que expresse conhecimento sobre o assunto escolhido, que tem obrigatoriamente que desprender-se da disciplina ou curso em andamento, sob a coordenação de um orientador.


          RELATÓRIO DE ESTÁGIO é o documento que apresenta o relato completo e objetivo do período de estágio cumprido pelo aluno em atendimento a exigência da Instituição de Ensino, contendo as experiências, os programas desenvolvidos e os objetivos propostos e alcançados, as observações técnicas e outras informações exigidas.

Avaliação Institucional


AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Parte superior do formulário
1. A AVALIAÇÃO DEVE SER RESULTADO DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, VOLTADO PARA A PROMOÇÃO DA:
 
·          pesquisa acadêmica.
·          extensão universitária.
·          qualidade social.
·          diversidade cultural.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. DENTRE OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESTÃO:
 
·          promover a aplicação de métodos e técnicas que fortaleçam apenas os resultados.
·          utilizar instrumentos de medição para descortinamento das relações sociais.
·          promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das pessoas e das instituições.
·          favorecer o levantamento de dados quantificáveis e estáticos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. EM QUANTAS DIMENSÕES O ROTEIRO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ORIENTAÇÕES GERAIS DIVIDIU OS TÓPICOS A SEREM ABORDADOS PELOS PROCESSOS AVALIATIVOS?
 
·          Em 12 Dimensões.
·          Em 05 Dimensões.
·          Em 16 Dimensões.
·          Em 10 Dimensões.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. ATUALMENTE, A PROPOSTA AVALIATIVA QUE SUBSTITUI O ENC (EXAME NACIONAL DE CURSOS) É:
 
·          PARU - Programa de Avaliação da Reforma Universitária.
·          ANDES - Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior.
·          PAIUB - Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras.
·          ENADE - Exame Nacional de Desempenho do Estudante.
Parte inferior do formulário
 

sábado, abril 20, 2013

UNICID NA MÍDIA


retirado do site


17/04/2013 06h32 - Atualizado em 17/04/2013 08h12

Estudantes ajudam contribuintes de SP 




a fazer declaração de IR



Plantão Fiscal 2013 funcionará até 26 de abril. 
Para ser atendido é preciso doar leite em pó ou fraldas geriátricas.

Do G1 São Paulo
Comente agora
Estudantes de ciências contábeis, orientados por professores da Universidade Cidade de São Paulo(Unicid), ajudam contribuintes a fazer a declaração de Imposto Renda. O Plantão Fiscal 2013 funcionará de segunda a sábado, até 26 de abril. O serviço é gratuito.
É possível agendar o atendimento. Para receber orientação, o declarante precisará doar leite em pó ou fraldas geriátricas.

Para saber quais documentos são necessários para fazer a declaração, visite o site do Plantão Fiscal 2013.

Plantão Fiscal 2013
Universidade Cidade de São Paulo
Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô)
Quando: de 1 a 26 de abril
Horário: segunda a sexta, das 18h às 19h; sábados, das 9h às 12h.
Informações e agendamentos: (11) 2178-1491 e 2178-1492

Questões para Estudo - Fundamentos Teóricos do Ensino de Geografia.


1) Refletindo sobre os temas transversais, aponte: de que forma a geografia pode se relacionar com o tema transversal “Meio Ambiente”?
R: No ensino da Geografia pode-se relacionar o tema transversal meio ambiente estudando a evolução do planeta, a formação da biosfera planetária, levando o aluno compreender quais as condições básicas necessárias para a existência de vida no planeta, estudo da espécie humana, entre outros.

2)Apresente uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula, para aprendizagem de noções de escala.
R: Podemos propor que os alunos utilizem o pé como medida, e assim façam a medição da sala de aula e depois apresentamos as escalas e convertemos para a medição desejada.
Outra atividade é pedir pra que os alunos desenhem o caminho de casa até a escola (quantas quadras, árvores, praças, mercados, igrejas), depois comparar os desenhos para que tenham assim ideia de distância.

3) Proponha uma atividade para o estudo do Espaço Geográfico Mundial.
R: Podemos propor para os alunos que se dividam em grupos para estudar os continentes. Cada um será responsável por um continente, que deverá ser pesquisado (quantidade de países, extensão, clima, vegetação, população), enfim, o aluno deverá estudar bastante sobre o continente escolhido, e ao final dessa pesquisa, deverá apresentar para o restante da sala o que conseguiu pesquisar e aprender.

4) Quais os três fundamentos sobre como ensinar geografia defendido por Yves André e Antoine Bailly? Pg. 53
R: Para Yves André e Antoine Baily, o conhecimento geográfico circula num contexto de representações sociais, sendo que a pedagogia deve evitar proteger os conteúdos do saber formal, e que o imaginário deve ser utilizado em sua ligação com o conhecimento científico.

5) Refletindo sobre os temas transversais, aponte: de que forma a Geografia pode se relacionar com o tema transversal Ética e Pluralidade Cultural? Pg.71
R: O tema ética, que fala sobre o respeito mútuo, a solidariedade, a justiça e o dialogo pode ser usado na Geografia como maneira de se valorizar o ambiente natural e a cultura, levando os alunos a desenvolverem respeito mútuo, promover justiça, conhecer as diferenças culturais, entre outros. Quanto a pluralidade cultural, podemos usar o ensino da Geografia para mostrar a diversidade dos grupos humanos, como seus valores, histórias, música, dança, entre outros.

6) Qual é o papel do trabalho na Produção do Espaço? pg.50
R: É por meio do trabalho que o ser humano expressa sua relação com o espaço, com a natureza, se apropriando dela e transformando-a. O trabalho surgiu para atender as necessidades mais básicas do ser humano como, primordialmente, se alimentar.

7) Qual a finalidade de uma atividade como “O caminho dos alimentos” para o ensino de Geografia” ? pg. 94
R: Esse tipo de atividade permite ao educador ensinar os tipos de trabalho, as relações com o tempo, as diferentes modos de vida das populações, a diferença entre o campo e a cidade, entre outros.

8) Apresente uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula, que permita às crianças compreender as diferenças entre campo e cidade.
R: Podemos pedir para que as crianças façam uma lista ou recortem gravuras de produtos produzidos no campo, e outra lista com produtos produzidos na cidade. Depois discutiremos sobre cada uma delas.

9) Refletindo sobre os temas transversais, aponte de que forma a geografia pode se relacionar com o tema transversal “Trabalho e Consumo”? pg.73
R: A geografia pode ser relacionada ao tema “trabalho e consumo”, ensinando os alunos a construção da cidadania, ensinando-lhes os seus direitos constitucionais como ser humano e como consumidor, relacionar o consumismo e a miséria com a exploração do trabalho humano, entre outros.

10) Proponha uma atividade para o estudo do Espaço Geográfico Mundial.
R: Podemos construir uma ampliação do Mapa Mundi com a cartografação dos grandes biomas terrestres. Após formarmos equipes, cada uma deverá pesquisar sobre o ecossistema, localização, clima, vegetação, fauna, recolher imagens, enfim, quanto mais informações melhor. A partir das observações das crianças, elas perceberão suas características e poderão então compará-las com as paisagens naturais de sua região, levando-as a pesquisar mais a fundo, sobre os principais ecossistemas da região em que vive.

11) Refletindo sobre os PCNs, cite e explique três eixos temáticos com os quais a Geografia pode se articular. Pg. 60
R: Movimento – passeios e visitas de campo na escola e ao seu redor, possibilitando ao aluno ampliar por exemplo sua percepção de espaço- corporal. Matemática – construção de mapas com escalas. Linguagem oral – leitura e escrita de textos.

12) Quais os procedimentos para construir um Mapa da sala de aula com alunos do ensino fundamental? Qual a finalidade desta atividade?pg. 83
R: Usando-se a escala de redução de acordo com as proporções dos objetos da sala, desenhar os objetos e recortar, transpondo-os para o mapa. Colocar a legenda (pode-se usar símbolos que representem os elementos do mapa), título, escala de redução e indicação do norte terrestre. Essa atividade tem como finalidade desenvolver a orientação e organização espacial, a noção de escala e a representação simbólica.

13) Apresente uma atividade que possibilite às crianças reconhecer os principais processos de produtivos (agricultura, indústria, etc.) de nossa sociedade. Pg. 113
R: Podemos pedir para as crianças trazerem embalagens de produtos consumidos em casa e observar sua origem, processo de produção até chegar ao supermercado e posteriormente a sua mesa. Após a pesquisa e debate com a turma, podemos montar um “mini-mercado” e convidar uma nutricionista para falar sobre o valor nutricional dos alimentos em questão.

14) Quais os conhecimentos prévios de que o educador necessita para o trabalho com o tema campo cidade.
R: É importante que o educador tenha o conhecimento dos processos históricos, econômicos, ecológicos e socioambientais que distinguem e unem o campo e a cidade.

15) Qual é o objetivo da geografia de acordo com o autor do livro texto?
R: Para que o indivíduo tenha uma atitude crítica, de reflexão e que seja capaz de provocar ações, ele tem que ter consciência da realidade, e ao ensinarmos a Geografia pra as crianças, devemos torna-las capazes de construir um espaço geográfico mais humano, crítico e solidário.

16) Refletindo sobre os temas transversais, aponte: de que forma a geografia pode se relacionar com o tema transversal “Educação Sexual “ ? pg. 72
R: Podemos abordar esse tema ao estudarmos assuntos referentes à  cidadania, por exemplo, ao falar sobre a exploração das mulheres na sociedade machista, a distribuição populacional, doenças sexualmente transmitidas, ao abordar sobre a violência sexual, entre outros.

17) De que forma a geografia pode se articular com a música ?pg. 60
R: Através de uma música, podemos relatar histórias, crenças, culturas; pelos sons da natureza podemos identificar lugares, etc.

18) Em que a relação de atividades como a promoção de um “Baile de Carnaval”, “festas populares” e contação de “causos e lendas” em sala de aula, contribui para a formação de nossos educandos do ensino fundamental?
R: Essas atividades são preciosas, pois é uma maneira gostosa e se estudar a cultura do povo brasileiro e desse modo espera-se que as crianças ampliem a sua noção de diversidade cultural e compreendam de que maneira as sociedades organizam-se em suas diferentes formas de manifestação.

19) Qual a principal idéia do Possibilismo defendido por Vidal de La Blache?
R: O Possibilismo de La Blache deixa evidente a ruptura com a visão naturalista quando afirma que a Geografia é uma ciência dos lugares, não dos homens, sendo que o que importava era a análise do resultado da ação humana na paisagem, e não a paisagem propriamente dita.

20) O que significa “espaço vivido”?
R: Espaço vivido é a porção necessária e apropriada para a existência individual, ou seja, é o lugar onde o indivíduo vive.

21) De acordo com o autor do livro texto, um importante pensador da Geografia, Milton Santos, sugere o uso das categorias “Forma, Função, Estrutura e Processo”, para a análise do espaço. Defina cada uma dessas categorias (Forma, Função, Estrutura e Processo). Pg. 28
R: Forma é o aspecto visível, exterior e perceptível ao se observar um objeto ou um conjunto de objetos. Função é uma tarefa, atividade ou papel desempenhados por um objeto ou conjuntos de objetos em forma. Estrutura é a matriz social na qual as formas e funções são criadas e justificadas. Processo é a ação que se realiza continuamente visando resultados, que frequentemente são reformulados pelas contradições internas de cada sociedade ao longo do tempo.

22) Durante a evolução da Geografia surgiram várias correntes de pensamento que se apresentavam como alternativas para a explicação do espaço geográfico. Cite e apresente as principais características de uma dessas correntes do pensamento geográfico.
R: La Blache valorizava o elemento humano. Para ele o mais importante era a análise do resultado da ação humana na paisagem e não a ação propriamente dita.





23) Refletindo sobre a história da Geografia, discorra sobre a formação dos seguintes autores clássicos desta ciência: Humbolt e Ritter.






24) O que são e qual a finalidade das Representações do espaço?








25) Estudar a cultura do povo brasileiro é importante para a ampliação da consciência da criança sobre nossa diversidade cultural. Apresente duas atividades, a serem desenvolvidas em sala de aula, para abordar este tema.



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